Picanha Suína x Picanha Bovina: entenda as principais diferenças
Não é segredo que um dos maiores sucessos da Linha Perdigão Na Brasa é a Picanha Suína ao Alho e Ervas.
Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre ela e a picanha bovina, que também é muito popular no Brasil.
Vamos entender?
Picanha: a queridinha do churrasco
A picanha, seja suína ou bovina, é uma das carnes mais procuradas nos churrascos brasileiros. Macia e saborosa, ela agrada aos mais diversos paladares.
É uma carne nobre, que pode ser marmorizada (com gordura entremeada), caso seja proveniente de boi wagyu, e que conta com uma capa de gordura externa que garante suculência após o preparo.
Por isso, a picanha é uma peça muito versátil e prática, podendo ser facilmente preparada em chapas, grelhas e churrasqueiras.
Mesma localização
Tanto a picanha suína quanto a bovina são cortes da mesma parte: a região traseira do animal, localizada logo acima da alcatra. Por isso, os cortes levam o mesmo nome.
Existem também cortes de picanha de cordeiro e de picanha de búfalo, por exemplo. Contudo, são peças menos conhecidas.
Um corte de picanha se diferencia dos demais por ter uma capa de gordura uniforme, que derrete durante o preparo e deixa toda a carne ainda mais suculenta.
Tamanhos diferentes
Até mesmo cortes idênticos têm tamanhos diferentes quando retirados de suínos e de bovinos. Afinal, os animais têm tamanhos diferentes.
Enquanto uma peça de picanha de boi pode pesar cerca de 1,5 kg, uma peça de picanha de porco costuma pesar cerca de 700 gramas.
Por isso, ao comprar é preciso considerar o peso total e não a quantidade de peças. O importante é garantir a quantidade suficiente para as refeições planejadas em família e com os amigos.
Preços diferentes
Uma das maiores diferenças entre a picanha suína e a picanha bovina é o preço: o corte suíno é mais barato. E a diferença de preços pode acabar sendo grande.
Para se ter uma ideia, em alguns casos a picanha bovina acaba sendo 60% mais cara quando comparada à picanha suína.
Isso acontece por diversos fatores, inclusive por conta da alta demanda do mercado pela picanha bovina.
Acompanhamentos para a Picanha Suína
Para incrementar ainda mais o seu churrasco, confira estas receitas de acompanhamentos incríveis para a Picanha Suína Perdigão.
Creme de gorgonzola e pêssego
Esse delicioso acompanhamento para a Picanha Suína leva apenas 250 ml de creme de leite fresco, 50 g de queijo gorgonzola, meia cebola-roxa, sal e pimentas moídas a gosto e 3 pêssegos.
Para preparar o creme, basta refogar na manteiga meia cebola-roxa picada e adicionar o creme de leite. Depois, incremente o molho com um pedaço de gorgonzola e finalize com sal e pimentas moídas.
Corte os pêssegos ao meio e sele-os na manteiga diretamente na chapa. Depois, sirva o molho e os pêssegos junto à Picanha Suína. Veja a receita completa aqui: https://www.perdigao.com.br/nabrasa/receitas/picanha-suina-perdigao-na-brasa-com-creme-de-gorgonzola-e-pessegos/Picanha Suína Perdigão Na Brasa com Creme de Gorgonzola e Pêssegos
Salada de cebola com pimentão vermelho
Outra opção também muito saborosa para acompanhar a Picanha Suína é a salada de uma cebola com meio pimentão vermelho.
Basta cortá-los em tiras, removendo as sementes, e misturar em uma travessa com 100 ml de vinagre branco, 80 ml de azeite, 200 ml de água, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e salsinha a gosto.
Confira a receita completa aqui: Picanha Suína ao Alho e Ervas Perdigão Na Brasa com Salada de Cebola e Pimentão Vermelho
Deu água na boca?
Experimente a nossa Picanha Suína ao Alho e Ervas!