Picanha Suína: 5 passos que deixarão essa peça incrível em seu churrasco
Maciez e sabor: essas são duas fortes características da picanha suína, essa peça deliciosa que faz sucesso em qualquer refeição.
Esse corte, que fica localizado na parte traseira do animal, assim como a picanha bovina, possui uma camada extra de gordura que garante muita suculência.
Perfeita para os churrascos, ela pode ser temperada apenas com sal grosso ou com diversas especiarias, o fato é que ela sempre surpreende.
A Linha na Brasa da Perdigão conta com a Picanha Suína Ao Alho e Ervas. Já temperado, esse corte é perfeito para quem adora praticidade, mas exige um sabor surpreendente.
Veja algumas dicas e curiosidades sobre o preparo da picanha suína e arrase em seus churrascos:
1) Temperar / Marinar
Já falamos muito por aqui sobre esse passo tão importante para todos os cortes suínos: a marinada.
Deixar a picanha suína “descansando no tempero” durante alguns minutos é muito importante, visto que esse processo ajuda a realçar o sabor desta peça tão deliciosa. Além disso, a marinada faz com que o tempero atravesse as fibras da picanha, deixando-a muito mais macia e suculenta.
Para quem deseja pular essa etapa, a Picanha Suína Ao Alho e Ervas da Linha Perdigão na Brasa é uma ótima opção. Além de prática, os temperos selecionados ajudam a valorizar o seu sabor.
2) Secar a gordura com papel toalha
Com o auxílio de um papel toalha, tire toda umidade da gordura da picanha.
Para isso, suavemente, você deve encostar o papel toalha na camada de gordura e deixar que ele tire o excesso de líquido. Esse processo ajudará na caramelização que, inclusive, é o nosso próximo passo.
3) Dourar antes de assar
Essa etapa fará toda a diferença em seu churrasco. Para isso, pegue Picanha Suína Ao Alho e Ervas (inteira) e coloque-a em uma frigideira com azeite e manteiga, deixe dourar cada lado por 3 minutos, no máximo.
Esse processo, por meio da caramelização da parte externa, garantirá a suculência do corte.
Ah! Se preferir, você também pode dourar a picanha na própria churrasqueira. Com o braseiro mais alto, coloque a peça com a gordura virada para cima em uma grelha mais baixa por aproximadamente 1 minuto e, em seguida, doure o outro lado.
Veja também: Ponto da carne de porco: a gente explica tudo para você.
4) Churrasqueira
No braseiro médio (aproximadamente 40cm de distância do fogo) deixe a picanha assar por 30 minutos com a capa de gordura virada para cima.
Em seguida, retire a peça da churrasqueira e corte-a em bifes grossos (média de 2,5cm de altura). Caso o ponto ideal para você ainda não tenha sido alcançado, volte a picanha — agora cortada em bifes — à churrasqueira.
Só tome muito cuidado para não assar demais a peça, dessa forma, ela perderá toda a sua suculência e maciez.
5) Acompanhamentos
A carne de porco é a mais versátil que existe, aliás, é difícil achar algo que não fique gostoso com ela. Versátil, ela também fica perfeita com acompanhamentos com toques cítricos e agridoces.
Uma salada de folhas com figo, manga ou abacaxi, pode ser uma opção maravilhosa. Invista também em um purê de batata mais rústico (sem amassar muito a batata) e em um vinagrete com bastante azeitonas.
Já está pensando na picanha suína do final de semana, não é mesmo?
Escolha a Picanha Suína Ao Alho e Ervas da Linha Perdigão Na Brasa. Vai por nós que é sucesso 😋. #mandabrasa