Gosta de feijão-tropeiro? Veja esta receita maravilhosa!
Você também gosta de feijão-tropeiro? Esse prato tipicamente brasileiro é muito comum nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Sua história se iniciou com o trabalho dos tropeiros, profissionais que viajavam por essas regiões fazendo o comércio de diversas mercadorias.
Para se alimentar nas viagens, os tropeiros utilizavam alimentos secos e que duravam bastante tempo, como feijão, mandioca, carnes-secas e farinhas. Daí surgiu o feijão-tropeiro, prato que mistura saborosos ingredientes típicos brasileiros.
Em nossa receita especial, utilizamos como principal proteína a Pancetta Suína ao Toque de Limão, um dos sucessos da Linha Perdigão Na Brasa.
A Pancetta, também conhecida como barriga de porco, é muito consumida em churrascos em todo o Brasil – afinal, tem uma suculência incrível.
Que tal servir a Pancetta em um feijão-tropeiro especial?
Na receita que selecionamos, utilizamos também a Linguiça Toscana com Pimenta Biquinho da Perdigão como um ingrediente secreto. Sendo a mais vendida do Brasil, ela é composta de 100% carne suína, ideal para churrasqueira e com um tempero exclusivo.
Confira a receita do Feijão-Tropeiro Mineiro:
Ingredientes
500 gramas de Pancetta Suína ao Toque de Limão da Linha Perdigão Na Brasa
600 gramas de Linguiça Toscana com Pimenta Biquinho da Perdigão
30 gramas de banha de porco
1 cebola
4 dentes de alho
500 gramas de feijão cozido
1 xícara de azeite
200 gramas de farinha de milho
Cheiro verde
Couve
Pimenta dedo de moça
Modo de Preparo:
1 - Comece pela churrasqueira
Leve a Pancetta Suína ao Toque de Limão e a Linguiça Toscana com Pimenta Biquinho para a churrasqueira em braseiro médio, a aproximadamente 40 cm da brasa.
Quando começa com carnes preparadas direto no fogo, já dá para imaginar que este feijão-tropeiro ficará uma delícia, né?
2 - Hora de refogar
Quando as carnes estiverem no ponto desejado, aqueça a panela e coloque a banha de porco. Nela, refogue o alho e a cebola – e aproveite o cheiro maravilhoso que irá tomar conta do ambiente.
Para um toque especial, acrescente pimenta-dedo-de-moça: ela realça os demais sabores do prato. #ficaadica
3 - Misture tudo
Retomando o manuseio da Pancetta Suína ao Toque de Limão e da Linguiça Toscana com Pimenta Biquinho, corte as carnes em pedaços pequenos, já pensando na finalização do feijão-tropeiro.
Coloque tudo na panela em que os temperos foram refogados e misture bem, incorporando os sabores. Já deu água na boca aí também?
4 - Acrescente o feijão
Já cozido, é nesta etapa que o feijão deve ser acrescentado na receita, junto às carnes assadas e refogadas.
Caso a panela esteja ficando pequena, passe para uma maior ou para uma travessa.
5 - Misture bem
Após misturar tudo o feijão e as carnes, acrescente azeite, farinha de milho, cheiro-verde e couve. Você perceberá o frescor que eles darão ao prato.
6 - Sirva quente
O último passo é o melhor de todos: servir tudo bem quentinho.
Depois conte para a gente o que você achou e, também, se a família e os amigos gostaram!
O tempo total de preparo é de 120 minutose o rendimento, de dez porções.
Confira o vídeo da receita completa aqui: Feijão-Tropeiro Mineiro. Bom apetite!