É pancetta crocante e suculenta que você quer? Siga as nossas dicas!
A pancetta suína, também conhecida como barriga de porco, já tem presença garantida em grande parte dos churrascos brasileiros. Aliás, a famosa dupla pancetta + limão é imbatível e muito saborosa.
Versátil, esse corte pode ser preparado das mais diferentes formas e, em todas elas, ele fica muito suculento.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como deixar a pancetta bem crocante — pururucada na parte superior — e, ainda assim, muito suculenta.
Antes de mais nada, vale lembrar que a Pancetta Suína da Linha Perdigão na Brasa, já vem temperada com limão, orégano, pimenta vermelha, coentro e erva-doce. Ou seja, é muito mais sabor e praticidade para você.
Veja o passo a passo para fazer a pancetta crocante na churrasqueira.
1) Coloque a pancetta em um espeto
Este acessório irá facilitar o manuseio da peça durante o tempo de cocção. Para garantir mais firmeza, opte pelo espeto duplo (ainda mais se o corte for um pouco mais pesado).
2) Envolva a peça em papel alumínio
O papel alumínio garantirá uma cocção mais uniforme e a suculência da peça. Basicamente, o alumínio impede que o suco da carne seja perdido durante o tempo de preparo.
3) Coloque a peça na churrasqueira
Na churrasqueira, a Pancetta Suína da Linha Perdigão na Brasa deverá ficar com o couro virado para cima por 1h10m. O ideal é que ela fique a uma distância de 45cm do braseiro (dependendo do modelo da sua churrasqueira, essa distância é equivalente ao segundo ou terceiro andar). A brasa deve estar entre média e alta.
Veja mais: Ponto da carne de porco: a gente explica tudo para você.
4) Retire o papel alumínio
Passado este período, retire a pancetta da churrasqueira e remova o papel alumínio. Depois, com o auxílio de um papel toalha, seque a região da pele e retire toda a umidade possível para ter um bom resultado final.
5) Hora de dourar
Volte a peça para a churrasqueira com o couro virado para cima. Dessa vez, ela deverá ficar muito mais próxima da brasa (no máximo, no primeiro andar da churrasqueira) e assim deverá permanecer por aproximadamente 10 minutos. Retire a peça da churrasqueira quando ela estiver bem dourada. Antes da próxima etapa, aplique um pouco de óleo na região da pele.
6) Vamos à pururuca (o último grande — e delicioso — passo)
Já dourada, a pancetta voltará à churrasqueira com o couro virado para baixo. Nesta etapa, ela deverá ficar novamente um pouco mais distante da brasa, caso contrário, poderá ficar ressecada. O tempo aqui poderá variar entre 5 e 10 minutos. O ideal é que após 5 minutos, você retire a peça e veja se o couro já está “pururucado”, caso contrário, volte para a churrasqueira e deixe por mais 5 minutos.
Após tirar a pancetta da brasa, espere uns 5 minutos para cortá-la, dessa forma, você evitará que ela perca o seu suco. É isso mesmo, quando a carne é cortada logo após o preparo, as fibras musculares são rompidas e a água (suco) armazenada é liberada, deixando a peça mais seca.
E na frigideira, tem como?
Sim, inclusive, muitas pessoas costumam preparar a pancetta na frigideira!
Neste caso, você deverá cortar em tiras a Pancetta Suína da Linha Perdigão na Brasa e selar o couro em uma frigideira sem óleo.
Com o fogo médio, só retire as tiras quando o couro estiver bem douradinho e, obviamente, crocante.
Em seguida, coloque óleo (ou banha de porco) em uma quantidade suficiente que cubra as tiras, aumente o fogo e coloque-as para fritar. Elas estarão prontas quando estiverem bem douradinhas. Tira-as da frigideira e deixe o óleo escorrer em um papel toalha.
Prontinho, agora é só cortar o limão, pingar umas gotinhas e aproveitar essa delícia!
Conte sempre com os cortes suínos temperados da Linha Perdigão na Brasa.
Deliciosos, eles garantem o sabor e a praticidade que você e a sua família merecem.
Vai lá e #mandabrasa