Dicas para fazer a carne suína na panela de pressão
A carne de porco pode ser preparada de diversas formas. Ela fica incrível na frigideira, no forno ou na churrasqueira e faz sucesso em qualquer refeição. Não seria diferente com a panela de pressão, item que facilita o cozimento de diversos alimentos.
Escolha seu corte favorito da Linha de Suínos Perdigão Na Brasa e confira nossas dicas para fazer a carne suína na panela de pressão!
Capriche nos temperos
Você não precisa necessariamente ser daquelas pessoas que têm “mão boa” para os temperos para ressaltar o sabor da carne de porco na panela de pressão.
Basta utilizar sal, alho e pimenta-do-reino – eles são suficientes e fazem toda a diferença. Cominho, tomilho e limão também dão um toque muito especial e costumam agradar o paladar de quem saboreia a carne suína. Claro, nada impede de caprichar: pimentão, tomate e até mesmo extrato de tomate podem tornar a carne ainda mais saborosa na panela de pressão.
Legumes também são ótimas pedidas, como cebola, batata e cenoura que, podem ser cozidas junto às carnes de porco, gerando um sabor irresistível.
Se preferir, escolha os cortes temperados da Linha Perdigão na Brasa. É sucesso na certa!
Refogue antes
Uma das formas de deixar a carne suína ainda mais saborosa quando preparada na panela de pressão é refogá-la antes de dar início ao cozimento.
Aqueça o óleo ou azeite, acrescente os temperos selecionados e refogue por alguns minutos, até que a carne doure.
Apenas depois disso acrescente a água, os demais acompanhamentos e feche a panela, aguardando a fervura na pressão.
Prefira pedaços médios
Essa dica vale ouro: corte a carne de porco em pedaços médios. Assim o cozimento é mais rápido. Afinal, quanto maiores forem os pedaços, maior será o tempo de preparo.
Claro, há exceções: a Copa Lombo ao Molho Chimichurri, por exemplo, pode ser cozida por inteiro na panela de pressão.
Por ser marmorizado, ou seja, ter alto acúmulo de gordura intramuscular, é um corte de carne de porco extremamente suculento e exige apenas 30 minutos na pressão, devendo a finalização ser feita com a tampa aberta, até que todo o líquido evapore.
Cozinhe no tempo certo
Para obter o máximo de sabor e suculência na panela de pressão, o tempo de cocção deve ser respeitado.
De forma geral, entre 20 e 30 minutos na pressão é o tempo ideal para a maioria dos cortes de carne de porco.
Depois de abrir a panela, é possível ajustar os temperos e continuar o cozimento até a água evaporar, se for preciso.
Sirva com outras delícias
Vamos combinar que os acompanhamentos estão longe de ser meros coadjuvantes nas refeições – pelo contrário, eles dão um toque especial!
Ao servir carne de porco cozida na panela de pressão, lembre-se que os acompanhamentos são fundamentais, pois ajudam a ressaltar, ainda mais, o sabor da carne.
O arroz branco é um clássico que vai bem com a maioria dos pratos de carne suína. Legumes como batata, cenoura e mandioquinha também arrematam o sabor.
Além, é claro, das saladas, que trazem frescor aos pratos. Deu água na boca aí?
Se você aprecia um bom vinho, clique aqui e aprenda a harmonizar carne suína e vinhos.
Quer conhecer novas receitas e sair da rotina? Confira as receitas Perdigão!