Carne suína: uma paixão em todo o mundo
Não é novidade para ninguém que o consumo de proteína animal é enorme em todo o mundo, ainda mais em países onde o churrasco tem grande protagonismo!
Mas você sabia que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a carne bovina não é a proteína mais consumida do planeta? Nesse ranking, a carne de porco está bem à frente!
Segundo uma pesquisa realizada pelo site Pork Checkoff, a carne suína é uma das mais consumidas e apreciadas do mundo!
Quer saber como ela é preparada e servida nas diversas partes do globo terrestre? Continue essa leitura e inspire-se nas diferentes formas de comer a carne de porco.
O consumo da carne de porco nos 6 continentes
Com sabor diferenciado e marcante, a carne suína está presente em grande parte do mundo. Em algumas regiões ela ganha destaque, como na China (maior produtora de suínos) e nos Estados Unidos.
Em uma escala muito menor, todos os continentes ainda se preocupam com a procedência deste tipo de carne, visto que durante décadas ela foi considerada um risco à saúde humana, por conta da maneira como os porcos eram criados.
Leia mais: Conheça os 7 mitos sobre a carne suína
Algumas religiões, como o islamismo e o judaísmo, proíbem o consumo da carne de porco, por isso, nas regiões onde essas doutrinas estão mais presentes, o consumo é bem menor.
O Brasil é o quarto maior praticante de suinocultura no ranking mundial e, para conseguir alimentar toda a nossa população e ainda exportar para outros países, contamos com uma cadeia de produção extremamente organizada e focada na qualidade e procedência do produto final.
A linha de cortes suínos da Perdigão passa por um processo criterioso até chegar à mesa das famílias brasileiras e conta com confiabilidade extrema.
O norte-americano e a sua paixão por carne de porco
Os Estados Unidos são um dos maiores produtores de carne suína no mundo.
Definitivamente, os americanos amam consumir a carne de porco! As fatias de bacon, por exemplo, estão presentes em seus cafés da manhã e na maioria dos lanches.
Alguns estados possuem o corte suíno como carro chefe, que é o caso de Indiana, onde o lombo suíno, após ser empanado e frito, é servido com batata frita.
Já em Missouri, a costelinha de porco é a campeã. Isso porque o famoso molho barbecue de lá é um dos mais famosos do mundo!
A costela suína sabor barbecue da Linha Na Brasa Perdigão é fácil de fazer — já vem temperada — e conta com a suculência que só um excelente molho de churrasco pode proporcionar.
Outro tesouro estadunidense é o pulled pork (carne de porco desfiada). Neste prato, a carne é assada lentamente e desfiada à mão. Eles adoram comê-la com molho de vinagre e salada de repolho.
Ásia — A maior produtora de carne suína
Os asiáticos, sem sombra de dúvida, apreciam muito a carne de porco e , por isso, levam o troféu de maior produtor de suínos do mundo — mais especificamente a China.
São diversos os países que usam em sua culinária a carne de porco como a principal proteína animal. O famoso gyoza (trouxinha de massa fina feita com farinha de trigo e recheada com carne suína e legumes picados) é original da China e pode ser consumido cozido no vapor ou frito.
Em Taiwan, o gua bao tem como protagonista a carne suína e é a pedida para quem quer saborear um lanche diferente.
A carne que recheia o típico pão branco taiwanês fica horas sendo cozida e é marinada com diversas especiarias, incluindo o molho à base de soja. O prato também acompanha coentro, chucrute e amendoim em pó, uma verdadeira explosão de sabores em cada mordida.
As diversas especiarias que dão um sabor incrível a qualquer prato com carne de porco estão presentes no Filé Mignon Suíno da Linha Na Brasa Perdigão. Fácil de fazer e com sabor inigualável, a peça já vem temperada com alho, tomilho, coentro, salsa e outros ingredientes.
Muito sabor nos pratos latino-americanos
Os países da América do Sul levam a carne de porco como proteína em dezenas de pratos típicos, fazendo com que ela tenha um lugar especial na mesa. Isso porque as pessoas estão, cada vez mais, aprendendo sobre os benefícios e prazeres de se comer uma boa peça de carne suína.
No Equador, a fritada de chancho (uma das maneiras de falar porco em espanhol), é servida geralmente aos finais de semana. Para preparar esse prato, a carne é cozida com água e suco de laranja e só é retirada do fogo após a evaporação desse líquido e, então, ela é dourada em sua própria gordura.
Os argentinos, famosos por apreciarem uma boa carne bovina, também se renderam à suculência e maciez da carne de porco.
Pratos famosos como a Parillada e o Choripán ganham destaque e, geralmente, são servidos com um dos temperos mais usados no mundo (criado em terras argentinas), o famoso chimichurri.
A Linha Na Brasa Perdigão conta com a Copa lombo ao molho chimichurri, uma explosão de sabor em uma peça suína de preparo rápido e prático.
Viu só como proteína de porco é famosa em todo o mundo? Aproveite a pequena viagem que fizemos pela culinária mundial e #mandabrasa em suas receitas!