Carne suína e vinho: aprenda a harmonizar
Qual é o vinho que melhor harmoniza com a carne suína? Essa é uma pergunta que os apaixonados pela carne de porco sempre fazem ao elaborar algum prato com essa deliciosa proteína.
Embora o vinho seja uma ótima pedida em qualquer situação, é preciso entender com quais pratos e alimentos as suas diversas versões podem harmonizar perfeitamente.
Uma boa harmonização une as características do vinho e do prato escolhido, oferecendo uma experiência incrível aos degustadores.
Graças a sua versatilidade, a carne suína é quase um coringa quando o assunto é a harmonização, pois, dependendo do corte escolhido, ela pode ficar incrível com diversas uvas.
Antes de começarmos, vale lembrar que o vinho pode ser tinto, branco, rosado ou espumante. E que, além disso, ele pode ser classificado conforme o tipo de uva usada em sua elaboração, por isso, os diferentes nomes que você costuma ver nas garrafas expostas nas prateleiras dos supermercados.
Se o corte suíno for magro, ele pode harmonizar tranquilamente com os vinhos brancos, já os cortes mais gordurosos costumam ficar melhor com os vinhos tintos.
Precisamos dizer que não há uma regra ou certo e errado, afinal, o importante é respeitar o seu paladar e aproveitar da melhor forma a sua refeição.
Veja as nossas dicas:
1 - Copa Lombo
Esse corte fica incrível com vinho tinto, os vinhos da uva Pinot Noir podem ser uma ótima escolha nesse caso.
Conhecido por sua elegância, eles são fáceis de beber, possuem uma cor clara, tânicos delicados e seus aromas são frutados. Resumindo: um vinho fácil e delicioso de se beber.
Com a Copa Lombo, o Pinot Noir é a escolha perfeita, já que acompanha todo o sabor do corte e valoriza toda a sua delicadeza.
O Merlot, que conta com um aroma mais frutado e sofisticado, também pode “fazer bonito” com esse corte suíno.
Não deixe de provar!
2 - Costela Suína
Que a costela suína já virou uma paixão nacional, não é novidade para mais ninguém! Afinal, ela é saborosa, versátil, fica ótima em um churrasco informal com os amigos e, até mesmo, em um jantar mais elaborado com a presença de alguns acompanhamentos.
E qual seria o vinho ideal para harmonizar com essa delícia?
Esse corte pode ficar perfeito com dois vinhos tintos: os vinhos Syrah e o Malbec.
3 - Filé Mignon Suíno
E quem falou que o vinho branco não apareceria por aqui?
Esse corte, que é pura fonte de proteína, fica perfeito quando harmonizado com os vinhos da uva Chardonnay (Sauvignon Blanc), a casta branca mais cultivada no mundo, a “rainha das uvas brancas”.
Por ser um corte mais magro e de sabor mais suave, o filé mignon suíno fica perfeito com esse vinho branco tão apreciado em todo o mundo.
4 - Pancetta Suína
Pancetta suína e vinho? Sim, e fica incrível!
Quando há presença de gordura na carne suína, uma boa e certeira estratégia é apostar nos vinhos tintos. No caso da pancetta, o Pinot Noir pode fazer toda a diferença.
Os vinhos Tempranillo e Merlot também são ótimas opções.
Quer fazer bonito? Escolha um dos vinhos acima e faça uma pancetta com folha de bananeira com molho pesto. A receita completa você encontra aqui.
5 - Picanha Suína
Está aí outro corte que o vinho branco dá o ar da graça!
Neste caso, o Chardonnay também é uma opção deliciosa e que tem uma harmonização perfeita com o corte.
A uva Viognier também pode formar uma bela dupla com a picanha suína.
Vale lembrar que a picanha suína da Linha Perdigão Na Brasa é temperada com alho e ervas. Ou seja, é só colocar no forno e separar as taças!
Notou como uma harmonização perfeita não está restrita apenas aos cortes bovinos?
Conte com os cortes da Linha Perdigão Na Brasa, afinal, os temperos selecionados realçam o sabor de cada peça e garantem muita suculência e maciez.
Escolha o vinho e deixe a carne suína com a gente! #mandabrasa