Carne suína e atividade física: conheça os benefícios
Você sabia que a carne suína pode ser uma grande aliada de quem pratica exercício físico?
Por muito tempo considerada uma das grandes vilãs da boa alimentação, a carne de porco vem quebrando mitos e ganhando cada vez mais espaço nas dietas saudáveis.
Leia Mais: Conheça os 7 mitos sobre a carne suína
Estudos e pesquisas mostram que a carne suína, além de extremamente saborosa, é uma rica fonte nutricional que pode trazer inúmeros benefícios, principalmente quando associados à atividade física.
Separamos algumas vantagens para você. Confira:
Uma carne rica em aminoácidos essenciais
Um dos maiores benefícios da carne suína é também um dos seus grandes diferenciais. Ela é rica em aminoácidos essenciais, aqueles não sintetizados pelo corpo humano, mas extremamente necessários para o seu bom funcionamento.
Esses aminoácidos estimulam a síntese proteica e auxiliam na manutenção da massa muscular (também conhecida como massa magra), que são de grande interesse para quem pratica regularmente alguma atividade.
Importante fonte de creatina
A creatina é uma substância que tem como principal função fornecer energia para os músculos. Por ser uma importante fonte dessa substância, o consumo da carne suína pode ocasionar uma melhora no desempenho físico, principalmente nas atividades de alta intensidade.
Fonte de vitaminas do Complexo B
A carne de porco também é uma ótima fonte de vitaminas, em especial daquelas que constituem o chamado ‘’Complexo B’’. No total, são oito substâncias: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).
Cada uma delas contribui com o organismo de forma diferenciada, fornecendo energia e benefícios específicos.
Veja aqui: 10 Razões para incluir a carne de porco em sua dieta
Prevenção de doenças
Alguns estudos mostram que a carne suína pode auxiliar na prevenção de algumas doenças. Por ser rica em potássio, ela melhora as funções cardíacas, prevenindo a hipertensão arterial (a carne de porco possui um menor teor de sódio quando comparada às demais carnes).
Além disso, essa proteína pode ajudar na anemia, visto que é uma importante fonte de ferro.
Baixo teor de gordura
A carne suína pode apresentar um certo teor de gordura, mas é errado generalizar, afinal, tudo depende do corte.
Alguns cortes, como a bisteca e o lombo, por exemplo, apresentam teores de gordura que são considerados baixos e que auxiliam na manutenção do peso corporal.
Rica em selênio
Já deu para perceber que a carne de porco é fonte de muitos nutrientes, não é mesmo? O selênio também entra nessa lista!
Micronutriente antioxidante, ele é responsável por um envelhecimento bom e saudável, prevenindo o organismo de um desgaste precoce.
Melhorias no sistema imunológico
Com diversos nutrientes em sua composição, não é difícil dizer que a carne suína possui ainda outros benefícios. Por exemplo, ela ajuda no sistema imunológico, garantindo o seu fortalecimento e o bom funcionamento — aspectos essenciais para quem pratica atividade física.
Motivos não faltam para incluir essa proteína na dieta e, quando associada aos exercícios físicos, as vantagens desse consumo são ainda maiores.
A Linha Perdigão Na Brasa possui diversos cortes suínos que unem sabor, qualidade e saúde!
Escolha a sua peça preferida é #mandabrasa