Carne de porco torrada? Entenda por que esse ponto não é o ideal
Antes de entender por que torrado não é o ponto ideal para a carne de porco, é importante lembrar que algumas pessoas ainda cozinham essa carne assim, com medo de comê-la malpassada. Existe uma crença antiga de que a carne suína pode transmitir doenças e ser prejudicial à saúde quando servida malpassada.
De fato, há algumas décadas, a criação de suínos não seguia rigidamente as normas sanitárias, e os animais eram alimentados com restos de comida e de ração. Hoje, contudo, os processos de produção se adequaram às regras sanitárias, que são rígidas e amplamente fiscalizadas.
Os animais recebem alimentação saudável e balanceada e têm boa qualidade de vida. A Perdigão garante a qualidade dos cortes que chegam às mesas dos brasileiros.
Portanto, para evitar cometer o erro de torrar a carne suína, o primeiro passo é comprar de marcas confiáveis, como a Perdigão. E o segundo passo, também muito importante, é conhecer o ponto ideal para o preparo de cada corte.
Suculência e sabor
Antes de falar do ponto ideal, precisamos lembrar que uma das principais vantagens de preparar a carne suína adequadamente é manter a sua suculência, maciez e sabor.
No preparo de cortes que têm fibras de gordura entremeando a carne, o tempo de cozimento é aquele que respeita suas propriedades – garantindo a maciez e a suculência características da carne suína.
Já para o preparo de cortes mais nobres, com menor teor de gordura, é preciso saber que, quando o cozimento passa do ponto, existe grande possibilidade de a carne ressecar, o que interfere diretamente no sabor.
O ponto ideal
Uma das formas mais simples de identificar o ponto certo da carne suína é observar sua cor. O ideal é que esteja em um tom levemente rosado.
Para quem prefere medir a temperatura da carne e evitar erros, estas são as temperaturas ideais para cada ponto:
- Malpassado: 62°C a 65°C
- Mal para bem passado: 65°C a 68°C
- Ao ponto: 68°C a 72°C
- Ao ponto para mais: acima de 72°C
Agora, confira o tempo ideal de cozimento para os principais cortes de carne suína.
Filé Mignon Suíno
Na grelha, o tempo de cozimento ideal do Filé Mignon Suíno em braseiro médio é de cerca de 15 minutos de cada lado.
Para valorizar ainda mais esse corte em seu churrasco, confira duas receitas de dar água na boca:
Pancetta Suína
Já o tempo de cozimento ideal da Pancetta Suína ao Toque de Limão na grelha depende do ponto desejado, desde que atinja uma boa crocância.
Na fritadeira elétrica a 180 graus, é válido cozinhar por 35 minutos, virando na metade do tempo. Confira esta receita incrível na Air Fryer:
Pancetta ao Toque de Limão na Air Fryer
Picanha Suína
Na brasa, cada lado da Picanha Suína ao Alho e Ervas pode ser grelhada em braseiro médio por cerca de 20 a 30 minutos.
Confira esta receita de Picanha Suína ao Alho e Ervas com Minibatatas Grelhadas — é de transformar qualquer churrasco em uma ocasião ainda mais especial!
Costela Suína
O tempo de cozimento ideal da Costela Suína Sabor Barbecue depende diretamente do modo de preparo escolhido. Se for na panela de pressão, com pouca água, levará cerca de 15 minutos.
Se for ao forno, enrolada em papel alumínio, levará 35 minutos para cozinhar e depois será necessário continuar assando até dourar. Já no churrasco, o indicado é cerca de 1 hora para cada lado da costela, em braseiro fraco.
Confira estas receitas de dar água na boca:
- Na panela de pressão: Costela Suína Sabor Barbecue com Quirera de Milho
- Ao forno: Costela Suína Sabor Barbecue com Batata Assada
- Na brasa: Costelinha Suína Sabor Barbecue com Chutney de Maçã
Agora que você já conhece o ponto ideal, lembre-se: carne de porco torrada nunca mais! ;)