Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Janeiro, 12 2022

Carne de porco suculenta: vem com a gente que não tem erro!

A carne de porco, assim como qualquer outra proteína, exige alguns cuidados durante a sua preparação. Muito versátil, ela deixa as refeições muito mais saborosas, no entanto, alguns cuidados durante o preparo poderão garantir toda a suculência que essa proteína pode oferecer.

Siga as nossas dicas e “faça bonito” em suas próximas refeições ou churrascos de domingo 😋

1 - Marinar

Alguns cozinheiros costumam temperar a carne suína e, logo em seguida, colocá-la na churrasqueira, forno ou frigideira.

No entanto, deixar a carne de porco “descansando no tempero” durante algum tempo é muito importante, visto que esse processo ajuda a realçar o sabor das especiarias escolhidas. Além disso, a marinada faz com que o tempero atravesse as fibras da carne, deixando-a muito mais macia.

Para quem deseja pular essa etapa e, mesmo assim, garantir muita suculência e sabor, os cortes suínos temperados da Linha Perdigão na Brasa são uma ótima opção. Além de práticos, os temperos selecionados ajudam a valorizar o sabor de cada peça.

2 - Selagem e uso do Papel Alumínio

Muito importante no processo de preparo da carne suína, a selagem ajuda a “segurar” o suco da carne, fazendo com que ela mantenha a sua suculência quando levada ao forno ou churrasqueira.

Funciona assim: pegue a peça suína (inteira) de sua escolha e, em uma frigideira com azeite e manteiga, deixe dourar cada lado por 3 minutos, no máximo. Esse processo, por meio da caramelização da parte externa, garantirá a suculência.

Além disso, envolver a carne em um papel alumínio durante a cocção também ajudará a preservar as suas características. Vale lembrar que, nos últimos minutos de forno, deve-se tirar o papel alumínio e deixar a carne dourar mais um pouco.

3 - Ponto da carne

Os cortes suínos devem ser bem assados ou bem cozidos, mas nunca torrados. É isso mesmo, ao deixá-los passar do ponto, as fibras da carne ficarão ressecadas, resultando em um corte seco e duro.

Alguns fatores determinarão o tempo em que as peças ficarão na brasa, como o tipo de corte, a espessura, a altura em que a carne estará em relação ao fogo e, até mesmo, a quantidade de carvão na churrasqueira.

Veja mais: Ponto da carne de porco: a gente explica tudo para você.

4 - Deixar a carne descansar após o preparo

É indicado esperar alguns minutos para fatiar a peça, dessa forma, ela irá se restabelecer e manter toda a sua suculência.

Como funciona: ao cortar a carne assim que finalizar o seu preparo, todo o suco retido durante a selagem irá “por água abaixo”. Ou seja, o suco, que ainda estará borbulhando nas fibras, irá embora assim que você fatiá-la, por isso, a importância de aguardar alguns minutos. Se preferir, após esse tempo de espera, reaqueça a parte externa da carne na frigideira ou na grelha.

5 - Molhos

Os molhos são perfeitos para acompanhar a carne suína por dois ótimos motivos:

1 - Cheios de sabor e aromas, eles deixam os cortes ainda mais deliciosos.

2 - Aumentam a umidade e a suculência percebida.

Ah! Use e abuse dos molhos cítricos!

Veja essa receita da Copa Lombo com Molho de Maracujá.

Independentemente do meio escolhido para preparar a carne de porco, todas essas dicas são importantes.

Agora, veja algumas orientações para o preparo na churrasqueira, forno ou airfryer (fritadeira elétrica sem óleo).

Churrasqueira

Queridinhos nos churrascos em todo o mundo, os cortes suínos ficam incríveis quando preparados na brasa.

Veja aqui também: Carne suína e churrasco: 4 dicas indispensáveis

Para quem optar pelos filés, o ideal é que eles tenham entre 2 e 3cm de altura, dessa forma, com apenas 20 minutos de brasa eles estarão suculentos e no ponto ideal.

Para as peças inteiras, o tempo de churrasqueira pode variar entre 30 e 40 minutos. Para assar a copa lombo, por exemplo, é recomendável fazer a selagem. Em seguida, envolva o corte em um papel alumínio e leve à churrasqueira por 35 minutos. Suba a grelha caso a brasa esteja muito forte.

Para que a costela fique muito macia, o ideal é colocá-la na churrasqueira a uma distância de 40cm da brasa. Com os ossos para baixo, ela deve ficar por 40 minutos. Passado esse tempo, ela deve ser virada e ficar por mais 40 minutos. Você também pode levá-la ao forno envolta em papel alumínio por 1 hora e 30 minutos antes de finalizar na grelha.

Já a picanha suína inteira precisa de 30 minutos de brasa para ficar macia e muito saborosa. Nesse caso, também é importante atentar-se com a altura do braseiro, ou seja, caso ele esteja muito alto, é recomendável subir a grelha para não ressecar a peça.

Forno

Para o preparo no forno, além de seguir todas as etapas acima, é muito importante atentar-se à temperatura. Para não ter erro, veja a temperatura ideal para cada ponto:

  • Mal-passado: 62°C a 65°C
  • Mal para bem passado: 65°C a 68°C
  • Ao ponto: 68°C a 72°C
  • Ao ponto para mais: acima de 72°C

Não esqueça de envolver a peça em um papel alumínio e, ao retirá-lo, vá observando e só desligue o forno quando alcançar o ponto desejado. O importante é não deixar a carne ressecada!

Airfryer

Aliada na preparação dos alimentos, as famosas fritadeiras elétricas sem óleo, são capazes de fritar, assar e cozinhar diversos tipos de alimentos.

Com elas, alguns cortes suínos também podem ser preparados com muita praticidade. A picanha, por exemplo, com a gordura para cima, deve ser colocada na airfryer a uma temperatura de 200°C por 30 minutos. Após esse período, ela deverá ser virada e ficar na fritadeira por mais 30 minutos na mesma temperatura.

Para o preparo da peça inteira da copa lombo ao molho chimuchurri, a fritadeira deverá alcançar a temperatura de 180°C. Sendo que, após os primeiros 20 minutos, a peça deverá ser virada e continuar na fritadeira, na mesma temperatura, por mais 15 minutos.

Com todas essas dicas, as suas receitas com carne de porco ficarão irresistíveis. Falando nisso, veja aqui diversos pratos maravilhosos que você poderá preparar com a Linha Perdigão na Brasa.

Vai lá e #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.