Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Janeiro, 12 2022

Carne de porco na panela de pressão? Confira as nossas dicas!

Se tem uma coisa que todos reclamam ultimamente, sem dúvida, é a falta de tempo. Com tantos afazeres, as horas no relógio parecem correr e, por isso, precisamos procurar meios de otimizar as atividades comuns do dia a dia.

Alguns produtos, sejam eles eletrônicos ou não, facilitam a vida de quem precisa cozinhar. Um exemplo são os multiprocessadores, micro-ondas, fritadeiras sem óleo, frigideiras antiaderentes e, logicamente, a panela de pressão.

Inventada na França em 1679, a panela de pressão possibilitou que os alimentos fossem cozidos em temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100ºC) à pressão ambiente, fazendo com que o tempo de preparo fosse reduzido. Que visão de futuro!

Além de ser perfeita para cozinhar grãos — feijão, lentilha, milho e grão-de-bico —, neste tipo de panela também é possível preparar diversas carnes, inclusive a suína.

É isso mesmo! Engana-se quem pensa que a carne de porco fica perfeita apenas na churrasqueira, frigideira ou forno.

Antes de falarmos sobre os cortes mais indicados, vale lembrar que a Linha Perdigão na Brasa conta com temperos incríveis e selecionados que deixam a carne suína ainda mais irresistível.

Costela Suína

Costela Suína na panela de pressão? Sim, além de ser totalmente possível, ela fica incrível e muito macia 😋

Vale lembrar que a costela suína precisa ser temperada e marinada. Ou seja, ter ficado, no mínimo, 2 horas “descansando” no tempero. Por isso, não pense duas vezes ao optar pela Costela Suína Sabor Barbecue da Linha Perdigão na Brasa. Com ela, além de pular essas duas etapas, o sabor do seu prato ficará ainda mais surpreendente.

Veja como prepará-la:

Corte a costela suína, deixando sempre o osso no centro de cada fatia. Em seguida, coloque três colheres de sopa de azeite na panela e refogue duas cebolas cortadas em rodelas.

Depois, adicione a costela de porco e refogue mais um pouco!

Coloque água suficiente para cobrir a carne e deixe na pressão por 25 minutos. Passado esse tempo, retire a pressão e deixe no fogo baixo o tempo suficiente para secar a água do cozimento.

Importante: Para deixar a costela com uma cor ainda mais bonita, assim que a água do cozimento for retirada, adicione uma colher de extrato de tomate e uma de shoyu na panela.

Arroz branco e purê de batatas! Isso é tudo o que você precisa para acompanhar esse corte tão maravilhoso e suculento.

Filé Mignon Suíno

Assim como na carne bovina, o filé mignon suíno possui grande prestígio, já que ele é retirado da região lombar, o que resulta em muita maciez e suculência. Para os apaixonados pela carne de porco, esse corte possui lugar garantido à mesa.

Já temperado com cebola, salsa, pimenta-preta, tomate seco, orégano, laranja, mel e raspas de limão, o Filé Mignon Suíno da Linha Perdigão na Brasa, trará um sabor sem igual para a sua receita na panela de pressão.

Veja como fazer:

Corte o Filé Mignon Suíno em filés e, com o fogo médio, doure os dois lados com azeite.

Depois, acrescente duas cebolas picadas e 4 dentes de alho amassados e deixe dourar mais um pouco. Acrescente então um pouco de água e deixe cozinhar na pressão por 25 minutos.

Passado este tempo, deixe sair a pressão e, caso ainda tenha muito molho, deixe secar mais um pouquinho, sem a tampa da panela, é claro! :)

Prontinho, eis um delicioso filé mignon suíno preparado de forma rápida e muito prática!

Copa Lombo

A copa lombo é considerada uma das peças suínas mais ricas, essa fama deve-se à marmorização que ela carrega (grau do acúmulo de gordura intramuscular na peça).

Trata-se de uma carne extremamente suculenta e, por isso, perfeita para os churrascos de domingo. No entanto, ela também fica ótima quando preparada na panela de pressão.

A Linha Na Brasa Perdigão conta com a Copa Lombo ao molho Chimichurri — um clássico da culinária!

Veja como prepará-la:

Coloque a peça inteira de Copa Lombo ao molho Chimichurri na panela com azeite e deixe dourar. Em seguida, cubra a carne com água, tampe e deixe na pressão por 30 minutos.

Passado esse tempo, retire a pressão da panela e volte com ela para o fogo — sem a tampa — até que todo o líquido evapore. Se preferir, finalize com um pouco de salsinha ou coentro.

Fatie a copa lombo e sirva com molho de laranja, limão ou maracujá. Fica uma delícia!

Pancetta

Conhecida por sua suculência e pela crocância na capa de gordura, a pancetta — ou barriga de porco — brilha nos churrascos e nos almoços de domingo com a família.

O grande desafio de prepará-la na panela de pressão, é fazer com que o corte mantenha toda a sua suculência e que a capa de gordura, por sua vez, fique sem sequinha e crocante.

Já ensinamos por aqui como fazer uma pancetta perfeita na churrasqueira. Agora, aprenda como deixá-la muito saborosa com a ajuda da “grande e velha” amiga da cozinha.

Vamos lá:

Escolha a pancetta já temperada ao toque de limão da Linha Perdigão na Brasa, dessa forma, além de levar muito mais sabor à sua receita, você também irá pular a parte de temperar e marinar a peça.

Fatie a pancetta em cubos e reserve. Em seguida, prepare um refogado de legumes bem caprichado (não é preciso tampar a panela).

Para o refogado, você irá precisar:

  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 3 cenouras
  • Alho-Poró
  • Azeite

Coloque o azeite na panela e, em seguida, adicione a cebola fatiada. Quando ela estiver dourada, adicione o alho já triturado e os demais ingredientes.

Vale lembrar que a Pancetta da Perdigão já vem temperada, no entanto, se você desejar incluir mais alguns temperos (sal, pimenta-do-reino e ervas etc.) em seu refogado, fique à vontade.

Em seguida, adicione a pancetta cortada em cubos, refogue por mais 10 minutos, cubra o seu refogado com água e tampe a panela. E, assim que “pegar pressão”, mantenha no fogo baixo por 25 minutos.

Passado esse tempo, se preferir, retire a pancetta do refogado e, em uma frigideira com manteiga e azeite, doure os cubos. Esse processo é o que garantirá a crocância da gordura!

Picanha Suína

A picanha é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), o que resulta em muita maciez e sabor.

Versátil, ela pode ser preparada no forno, churrasqueira, na frigideira e na panela de pressão.

A picanha suína da Linha Na Brasa Perdigão, é temperada com alho e ervas, além de raspas de limão, açúcar e cebola. Uma delícia!

Veja como prepará-la:

Com o azeite, doure a peça inteira na panela. Quando ela estiver dourada, acrescente um pouco de água, duas colheres de extrato de tomate, algumas folhas de manjericão e tampe a panela.

Quando ela pegar pressão, deixe em fogo baixo por 30 minutos. Passado esse tempo, apague o fogo e só retire a tampa quando toda a pressão sair.

Em uma frigideira, prepare algumas cebolas caramelizadas e coloque sobre a picanha, já fatiada, em um refratário bem bonito. Prontinho, está aí um prato que irá render elogios!

Entendeu por que dizemos tanto por aqui sobre a versatilidade da carne de porco?

A carne suína, além de deliciosa, pode ser preparada de várias maneiras e, para todas elas, conte com a Linha Perdigão na Brasa.

Os temperos selecionados por nossos especialistas, valorizam cada corte e fazem de cada refeição, um grande evento.

Vai lá e #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.