Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Outubro, 15 2021

5 erros que cometemos durante o preparo dos cortes suínos

A carne, inclusive a suína, possui alguns segredos e dicas que podem realçar o seu sabor e deixá-la ainda mais macia e suculenta. No entanto, alguns comuns pequenos erros podem “botar tudo a perder”.

A carne de porco, por exemplo, ainda é cercada de diversos mitos que envolvem o seu preparo que, como consequência, podem comprometer o que essa proteína tem de mais surpreendente: o sabor e a maciez.

Quer saber quais são elas e, obviamente, nunca mais usá-las? Vem com a gente! 😉

1 - Lavar a carne

Algumas pessoas ainda acreditam que ao lavar a carne (suína, bovina, frango e peixes) estarão eliminando as bactérias que possam estar presentes nelas. No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

A nossa dica é que as suas tábuas, pia ou qualquer outra superfície que tenha contato direto com a carne crua, esteja sempre higienizada. Além disso, esses utensílios não devem ser usados para o preparo de alimentos que serão consumidos crus.

O cozimento é a maneira mais eficaz e correta de alimentar as bactérias presentes nas carnes (em todas elas).

Vale lembrar que hoje a carne suína passa por um rigoroso controle de qualidade e que todo o processo respeita as mais exigentes normas sanitárias. Na Perdigão, por exemplo, cada etapa é acompanhada por profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade de todos os produtos.

2 - Usar o sal grosso como único tempero

Sabemos que o sal grosso reina absoluto nos churrascos pelo Brasil, afinal, ele “dá conta do recado” e garante muito sabor para a maioria das carnes.
No entanto, a carne de porco, que também fica deliciosa apenas com o sal grosso, pode ficar ainda mais surpreendente com a adição de outros temperos.

Não é à toa que a Linha Perdigão Na Brasa conta com diversos cortes suínos já temperados.

Chimichurri (o famoso tempero argentino), barbecue, mel, limão, alho e diversas ervas, são alguns exemplos de temperos que deixam os cortes da linha ainda mais irresistíveis. Você precisa provar!

3 - Não deixar marinar

Algumas pessoas têm o hábito de temperar a carne suína e, logo em seguida, colocá-la na churrasqueira, forno ou frigideira.

A marinada — o ato de deixar a carne “descansando no tempero” durante alguns minutos ou, até mesmo, horas — é muito importante, visto que ela ajuda a realçar o sabor da carne e dos temperos escolhidos. Além disso, ela faz com que o tempero atravesse as fibras da carne, deixando-a muito mais macia e suculenta.

Para quem deseja pular essa etapa, mas não abre mão de um sabor incrível, os Cortes Suínos Temperados da Linha Perdigão na Brasa são uma ótima opção. Além de práticos, os temperos selecionados ajudam a valorizar o sabor de cada peça.

4 - Deixar a carne passar do ponto

A carne suína, diferente do que muitos pensam, não deve ser servida muito bem passada (ou quase torrada). É isso mesmo, ela precisa estar suculenta e muito macia, pois só assim será possível sentir todo o seu sabor.

Diversos fatores determinarão o tempo em que as peças ficarão na brasa.
O corte, a espessura, a altura em que a carne está em relação ao fogo e, até mesmo, a quantidade de carvão na churrasqueira, são pontos que devem ser considerados.

Veja aqui também os 10 mitos que envolvem o churrasco.

Para quem preferir grelhar filés, ao invés da peça inteira, o ideal é que eles tenham entre 2 e 3cm de altura, dessa forma, com apenas 20 minutos de brasa eles estarão suculentos e no ponto ideal.

A peça inteira da picanha suína precisa de 30 minutos de brasa para ficar macia e muito saborosa. Nesse caso, a altura do braseiro é um ponto de atenção, ou seja, caso ele esteja muito alto, é recomendável subir a grelha para não ressecar a peça.

Para assar a peça inteira de copa lombo, por exemplo, é recomendável fazer a “selagem” para obter muito mais suculência, para isso, envolva a carne em um papel alumínio e leve à churrasqueira por aproximadamente 35 minutos. Suba a grelha caso a brasa esteja muito forte.

Caso você seja um amante da pancetta, recomendamos que coloque a peça inteira (com a pele para cima) na parte mais alta da churrasqueira — que deve estar muito quente, mas sem chamas.

Quando ela estiver bem dourada, vire-a de modo que a pele fique para baixo e, então, desça a grelha de modo a deixá-la mais perto da brasa. Retire a pancetta da churrasqueira quando a pele estiver bem crocante.

Já a costela, para que ela fique irresistível, o ideal é colocá-la na churrasqueira com uma distância de 40cm da brasa. Com os ossos para baixo, ela deve ficar por 40 minutos. Após esse tempo, ela deve ser virada e ficar por mais 40 minutos. Ou, se preferir, você pode levá-la ao forno envolta em papel alumínio por 1 hora e 30 minutos antes de finalizar na grelha, deixando-a muito mais macia e suculenta.

Veja aqui: A procura da costela perfeita? Veja as nossas dicas.

5 - Tirar a gordura da carne antes ou durante o preparo

Tá aí uma coisa que tira os churrasqueiros de plantão do sério!

A carne suína possui alguns cortes com pouco ou quase nenhuma capa de gordura, como a copa lombo e o filé mignon, que fazem sucesso em diversas receitas e, até mesmo, sozinhas.

Entretanto, alguns outros cortes possuem uma camada de gordura, como a picanha suína e a pancetta, por exemplo.

O fato é que, erroneamente, algumas pessoas costumam cortar a capa de gordura antes de colocar o corte na churrasqueira, resultando em um corte seco e pouco saboroso.

Explicaremos: quando uma peça de carne é assada na churrasqueira, a gordura ajudará a manter o seu sabor e suculência. Ou seja, ela influencia positivamente não só no gosto, mas também na textura.
Caso a sua intenção seja deixar a carne um pouco mais leve, recomendamos que a gordura seja retirada após o preparo!

Viu só como algumas dicas podem deixar a carne suína ainda mais irresistível?

Conte com os cortes suínos temperados da Linha Perdigão na Brasa e leve à sua cozinha muito mais sabor e praticidade.

Gostou? Vai lá e #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.